Palestra Minha história, dias de luta dias de glória
Temas: Motivação, Autoconfiança, Justiça social, Empreendorismo, Sucesso
​Público alvo: Escolas, Universidades, Empresas

 

     Gabriel apresenta os vários temas valendo-se de exemplos de suas composições e também de citações do seu livro Diário Noturno. Destaque para as curiosidades sobre seu processo criativo.

      Compartilhar momentos de dificuldades - como quando ainda invadia palcos sem ter sido convidado, para conseguir expressar suas ideias - é a forma como exemplifica suas ações ao longo de uma carreira bem sucedida. 

      Comentando sobre seu estilo musical fortemente calcado nas palavras, o Pensador enfatiza o prazer da leitura e da escrita e  o que elas podem nos trazer de bom.

      Racismo, preconceito  e questões sociais, presentes em suas músicas, também são abordados, principalmente quando o rapper e escritor relembra sua pré-adolescência vivida com  amigos da favela da Rocinha. As lembranças desses tempos viraram letra de música, uma das  que o artista canta/declama  durante a palestra:

     "ele viu que a riqueza na verdade é viver com humildade e vencer o preconceito / e ganhou o que nenhum dinheiro pode comprar / a amizade que até hoje guarda dentro do peito." 

(trecho da música "Cantão")

       O palestrante fala com paixão de seus sonhos, realizações e sobre o desejo comum por um futuro melhor. 

     "Inspiração pra fazer um improviso / cantar sobre tudo que eu amo e detesto

embalando uma dança que balança o piso / espalhando esperança e explodindo o resto"

(trecho do poema "Ins-piração")

       Improvisar é com ele mesmo e a palestra é espontânea, adaptada e conduzida de acordo com a faixa etária e o perfil de cada plateia.

     O livro Diário Noturno, com seus textos escritos durante diferentes fases da vida do autor, resulta numa obra versátil que já foi adotada por diferentes instituições de ensino público e privado a partir do sexto ano do Ensino Fundamental . As palestras têm sido realizadas em todo o país, para empresas, instituições públicas, escolas e Universidades, com  enorme repercussão também nas midias. 

Palestra  Você pode ser diferente
Temas: tolerância, autoconfiança, persistência, discriminação, família, amor, buling 
Público alvo: (Infanto-juvenil) Prefeituras, Governos, Escolas
 

 

      A palestra trata de temas presentes no livro Um Garoto Chamado Rorbeto , vencedor do Jabuti, maior prêmio da literatura brasileira: tolerância, autoconfiança, persistência, discriminação, família, amor, buling entre outros temas ligados ao desenvolvimento da criança e do adolescente.

      Mesclando passagens do livro a histórias pessoais  e também utilizado trechos de suas músicas, o Pensador disserta sobre estes assuntos com bom humor e responsabilidade.

      A conversa descontraída, que incentiva a participação da plateia, conduz a pensamentos profundos e positivos, deixando todos com sentimentos de autoconfiança e esperança elevados.

Palestras